5 de outubro: Dia Mundial dos Professores

Como vem sendo habitual, a ASPL associa-se à UNESCO na celebração d’O Dia Mundial dos Professores, comemorado a 5 de outubro.
 
Em 2018, a mensagem da Unesco, “o Direito à Educação, implica o direito a professores qualificados”, identifica uma das maiores ameaças ao desenvolvimento da profissão docente.
 
Os professores têm de ser profissionais altamente qualificados de modo a responder com qualidade à missão que desempenham.
 
Felizmente, em Portugal, a profissão docente é uma das mais qualificadas do país. Os professores portugueses acumulam licenciaturas, mestrados e doutoramentos, bem como estágios, pós-graduações e formações variadas.
 
No nosso país, o trabalho docente é exigente e é desempenhado por profissionais que exigem ser tratados com respeito.
 
Caros colegas, como sabem, vivemos uma fase complicada da nossa carreira. Os sucessivos governos têm vindo a desvalorizar a profissão docente.
Neste momento, governo teima em eliminar mais de seis anos e meio da vida profissional dos docentes para efeitos de carreira e, como se não bastasse, pretende avançar com um modelo de recuperação parcial que, para alguns, só teria impacto a meio da próxima Legislatura e, para muitos, na Legislatura seguinte.
 
É claro que o objetivo do governo não é recuperar o tempo de serviço que esteve congelado, mas, em momento politicamente oportuno, liquidar a carreira docente.
 
Os professores opor-se-ão firmemente a essa estratégia.
 
Caro colega, neste Mundial dos Professores lute pelo que é seu!
 
Junte-se à Grande Manifestação de Professores que ocorrerá dia 5 de outubro em Lisboa!
ASPL, sempre consigo e a lutar por si!