Manifestação de 20 de junho (sábado) - Apelo à participação num momento que se reveste de especial importância Colegas, Estamos a chegar ao final de uma Legislatura em que foram tomadas medidas extremamente danosas para o País, para a Educação, para a Esc

Manifestação de 20 de junho (sábado) - Apelo à participação num momento que se reveste de especial importância

Colegas,

Estamos a chegar ao final de uma Legislatura em que foram tomadas medidas extremamente danosas para o País, para a Educação, para a Escola Pública e para os Professores.

Nestes últimos 4 anos, a Educação sofreu um corte orçamental de mais de 3 mil milhões de euros, que teve um forte impacto no funcionamento das escolas, na diminuição do número de professores, no aumento das suas tarefas na escola e nas condições dignas e respeitosas do exercício da sua profissão, bem como no funcionamento de todo o sistema educativo.

Se fizermos um balanço do que se passou só neste ano que está prestes a terminar, temos: uma abertura de ano letivo deplorável, com atrasos, nunca vistos, na colocação de docentes; uma ainda maior fragilização dos apoios aos alunos com NEE; uma prova (PACC) que, pela primeira vez, expulsou milhares de colegas/docentes das listas e se aplicou em toda a sua dimensão; uma prova (PET/Cambridge) que impôs ainda mais trabalho aos professores e anulou milhares de aulas; a requalificação/mobilidade especial que se aplicou pela primeira vez; a municipalização que, contra a posição da esmagadora maioria dos professores, governo e de algumas câmaras, querem impor o que, a acontecer, terá consequências muito graves, nomeadamente proporcionando renovadas condições para a privatização do ensino; o inadequado financiamento de subsistemas, como o ensino artístico especializado, que deixou milhares de docentes sem salário durante vários meses; os cortes no ensino superior e na ciência que estão a pôr em causa o emprego, a qualidade de ensino e a asfixiar instituições de ensino superior, bem como diversas unidades de investigação… isto, repete-se, só considerando o ano em curso.

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