ME convocou ASPL para reunião - 7 janeiro - balanço do 1º Período

A Associação Sindical de Professores Licenciados (ASPL) foi convocada pelo Ministério da Educação (ME) para uma reunião, a realizar-se na quinta-feira, dia 7 de janeiro, às 15h30, a qual tem como único ponto de agenda o balanço do 1.º Período.
 
Nessa reunião, a ASPL, que estará presente por videoconferência, irá apresentar os principais problemas que afetaram, durante o 1º Período letivo, o normal funcionamento das escolas e para os quais a ASPL, em diversos momentos, chamou a atenção, alertando a tutela para a necessidade urgente de os solucionar ou, pelo menos, procurar minimizar.
 
Entre outras preocupações e num ano atípico resultante da pandemia da Covid-19, a ASPL alerta para a necessidade premente de medidas que permitam melhorar as condições de trabalho, de saúde e segurança sanitária nas escolas, sem esquecer o necessário alargamento da testagem à covid19 a todos os alunos, professores e assistentes operacionais em contacto com casos positivos, assim como de outras que resolvam o problema do acentuado desgaste e envelhecimento da classe docente, recentemente evidenciado no último relatório do Conselho Nacional de Educação sobre o “Estado da Educação 2019”.
 
Recordamos que, desde julho passado e durante este 1º Período letivo, a ASPL, preocupada com a crescente evolução do número de infetados com Covid-19 e com as precárias condições de trabalho e de aprendizagem nas escolas, agudizadas pelo estado de pandemia que nos assola, dirigiu estas suas preocupações, em vários momentos, não só ao Ministério da Educação, mas também ao Ministério da Saúde e Provedoria de Justiça, bem como à Assembleia da República e, em Carta Aberta, ao Senhor Primeiro-Ministro e ao Senhor Presidente da República, apresentando contributos para resolver ou minimizar estas problemáticas.
 
A verdade é que os problemas concretos da Educação e das escolas continuam por resolver e, nesse sentido, a ASPL aguarda que, na reunião de quinta-feira, haja abertura, por parte da equipa ministerial, para o diálogo e negociação, há muito inexistentes!

 No final desta reunião, a Presidente da ASPL, Dra. Fátima Ferreira, estará disponível para prestar declarações através do 912 580 887.
 
Lisboa, 05 de janeiro de 2021
O Departamento de Informação e Comunicação da ASPL
 
Comunicado ASPL - 05/01/2021