Reunião ME (24/01/2018): Recomposição da Carreira

No seguimento da reunião de 15 de dezembro sobre a recomposição da carreira, a ASPL reuniu hoje com a tutela.
Para além de recordar os passos dados até à data, designadamente a realização de reunião sobre o reposicionamento dos docentes vinculados após 2010 (da qual será enviada uma nova versão em breve) e a publicação da Portaria que regulamenta as vagas de acesso aos 5.º e 7.º escalões (que a ASPL não subscreveu), a Senhora Secretária de Estado, Doutora Alexandra Leitão, disponibilizou-se para elaborar um esclarecimento às escolas para estes permitirem o acesso dos docentes aos dados contemplados no recenseamento em curso (o prazo foi novamente dilatado, terminando agora a 26 de janeiro). Informou ainda que para breve será agendada reunião sobre a definição dos conceitos das componentes letiva e não letiva, demais condições de trabalho e acesso à aposentação.
A Senhora Secretária de Estado da Administração e do Emprego Público, Mestre Fátima Fonseca, afirmou que já se encontrava em estudo um conjunto de possibilidades de recomposição da carreira, que em breve será apresentado às organizações sindicais. Não se encontrando fechado este processo, solicitou que os presentes apresentassem sugestões, desde que financeiramente sustentáveis.
No final da reunião, a tutela entregou um quadro onde se encontra representado o número de docentes por escalão / índice e por número de anos de permanência no índice.
Nova reunião sobre a temática da recomposição da carreira ficou agendada para o dia 28 de fevereiro.