A todos os Professores e Educadores: Obrigado!

Caros colegas associados,
 
Em nome pessoal e da Direção da ASPL, venho manifestar o nosso profundo reconhecimento e gratidão pelo Vosso trabalho, sobretudo durante os períodos de ensino à distância, que, para muitos, nestas últimas semanas, teve de ser também conjugado com o ensino presencial, em circunstâncias bastante exigentes, impostas pela pandemia da COVID -19!
 
Gostaríamos muito que esse reconhecimento e gratidão Vos fosse também transmitido pelos responsáveis pela pasta da Educação e demais governantes, pois o contributo dado por cada um de vós, ainda que muitas vezes apenas visível para vós e os vossos alunos, a verdade é que foi fundamental para que fosse possível que as nossas crianças e jovens pudessem manter alguma normalidade e os laços importantes que os unem aos colegas da turma, aos professores e à escola (lugar por excelência das aprendizagens) e que teve de ficar ausente, mantendo-se apenas no imaginário de cada um de nós, durante estes tempos de pandemia!
 
Ainda que esses agradecimentos ou reconhecimentos não sejam como deviam, também não posso omitir que os tenha ouvido, e por diversas vezes nestes últimos tempos, pela voz da equipa que tutela a pasta da Educação, designadamente do Senhor Secretário de Estado e Adjunto da Educação - Doutor João Costa e da Senhora Secretária de Estado da Educação – Mestre Susana Amador! Nas três reuniões que tivemos, desde abril passado, em todas, foi manifestado por aqueles governantes o reconhecimento do Ministério da Educação, pela resposta tão célere e muito positiva que os professores e os educadores estavam a dar ao país!  Algo raro anteriormente, mas que nesta altura, ouvimos, felizmente, várias vezes! 
 
Da nossa parte, temos agradecido, referindo que sentimos e pensamos o mesmo e que tal reconhecimento tem de passar agora por melhorar as condições de trabalho, eliminando a sobrecarga dos horários, fornecendo os materiais/recursos necessários ao trabalho dos docentes, assim como permitir-lhes o abatimento das despesas já feitas para que esse excelente trabalho fosse feito!
 
Não sabemos o que iremos conseguir, mas temos o propósito de nas próximas reuniões negociais, que exigimos à tutela, que se avance, finalmente, no sentido de dignificar e valorizar a classe e a profissão docentes, criando-se as condições necessárias e indispensáveis para que o ensino se concretize!
 
E porque agora os trabalhos de avaliação final são também muito exigentes, fazemos votos de que os mesmos decorram da melhor forma possível e manifestamos, como sempre, a nossa total disponibilidade para apoiar no que for necessário!
 
Grata pela atenção dispensada, enviamos as nossas cordiais saudações, desejando um final de ano escolar o melhor possível!
 
A Presidente da ASPL,
Fátima Ferreira