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Junho 26, 2013

Os professores conseguem importantes avanços em resultado da sua luta!
Está suspensa a greve ao serviço de avaliações
Concluído o processo negocial suplementar com o MEC, este foi obrigado a recuar em matérias que mobilizaram a maioria dos professores e educadores, num longo e forte processo de luta, com recurso à greve em serviço de avaliações, uma manifestação nacional e uma greve geral dos professores e educadores.

A vitória dos professores - Concluído processo negocial suplementar com MEC
Os professores conseguem importantes avanços em resultado da sua luta!
Está suspensa a greve ao serviço de avaliações

Agosto 18, 2017

Encontra-se disponível, no portal da DGAE, a Citação dos Contrainteressados no âmbito do Concurso Externo e do Concurso de Integração Extraordinário 2017/2018 destinado ao grupo de recrutamento 420.
Consulte aqui.

Encontra-se disponível, no portal da DGAE, a Citação dos Contrainteressados no âmbito do Concurso Externo e do Concurso de Integração Extraordinário 2017/2018 destinado ao grupo de recrutamento 420.
Consulte aqui.

Agosto 18, 2017

Encontra-se publicado, no portal do Instituto Camões, os seguintes procedimentos concursais:
África do Sul

Aviso de Abertura de procedimento concursal simplificado local (África do Sul, Namíbia e Zimbabué)
Abertura de Procedimento Concursal Simplificado destinado ao recrutamento local de docentes do ensino português no estrangeiro para o 1.º, 2.º, 3.º CEB e SEC, língua inglesa, horários a prover – JOA19, NAM02 e ZIM01
Aviso de abertura
 
Alemanha
Lista definitiva de colocação de Procedimento Concursal Simplificado destinado ao recrutamento local de docentes do ensino português no estrangeiro para o nível 2.º, 3.º CEB e Secundário, língua alemã, horários a prover – HAM05, HAM08, EST01 e FRANK04
Lista Definitiva de Colocação
 
Suíça

Procedimento Concursal Simplificado Local – Suíça
Listas provisórias de ordenação e de exclusão de Procedimento Concursal Simplificado destinado ao recrutamento local de docentes do ensino português no estrangeiro para o nível 2.º, 3.º CEB e Secundário, língua francesa, horário a prover – GEN62 – Suíça.
Lista Provisória de Candidatos Admitidos
Lista Provisória de Candidatos Excluídos

Encontra-se publicado, no portal do Instituto Camões, os seguintes procedimentos concursais:
África do Sul

Aviso de Abertura de procedimento concursal simplificado local (África do Sul, Namíbia e Zimbabué)
Abertura de Procedimento Concursal Simplificado destinado ao recrutamento local de docentes do ensino português no estrangeiro para o 1.º, 2.º, 3.º CEB e SEC, língua inglesa, horários a prover – JOA19, NAM02 e ZIM01

Julho 18, 2017

Encontram-se publicadas, no portal da DGAE, as listas definitivas de Ordenação, Exclusão, Colocação, Não Colocação, Desistências e Retirados do Concurso Externo e Concurso de Integração Extraordinário para o ano letivo 2017/2018 e as listas definitivas de Ordenação, Exclusão, Colocação, Não Colocação, Desistências e Retirados do Concurso Interno para o ano letivo 2017/2018.

ACEITAÇÃO OBRIGATÓRIA E RECURSO HIERÁRQUICO: de 19 a 25 de julho
MANIFESTAÇÃO DE PREFERÊNCIAS: Os candidatos que não tenham sido colocados no âmbito do concurso externo devem manifestar preferências, em data a definir, caso pretendam ser mais tarde opositores aos concursos de Contratação Inicial e Reserva de Recrutamento. Recorde-se que, sendo as exclusões passíveis de revisão em sede de recurso hierárquico, e para que nenhum candidato seja prejudicado, todos os candidatos poderão manifestar preferências independentemente da sua candidatura estar válida ou inválida.

Consulte Nota Informativa.
Disponível verbete definitivo.

Julho 13, 2017

Encontra-se disponível, na página da DGAE, a aplicação eletrónica para pedidos de modalidade de trabalho em regime de meia jornada.

Os pedidos dizem respeito a períodos anuais coincidentes com o ano escolar.

 

A aplicação estará disponível entre os dias 10 e 21 de julho de 2017.

 

Consulte o manual de utilizador e a nota informativa.

 

Aceda, aqui, à aplicação.

Encontra-se disponível, na página da DGAE, a aplicação eletrónica para pedidos de modalidade de trabalho em regime de meia jornada.

Junho 29, 2017

O calendário escolar para o ano letivo 2017/2018, foi aprovado pela Portaria n.º 47/2017, de 27 de junho, publicada em Jornal Oficial da mesma data.

 
O calendário escolar, para o ano letivo 2017/2018, foi aprovado pela Portaria n.º 47/2017, de 27 de junho, publicada em Jornal Oficial da mesma data.

Junho 23, 2017

 
Portaria N.º 197/2017, de 23 de junho: Repristina e altera a Portaria n.º 260-A/2014, de 15 de dezembro, que regula a aquisição de qualificação profissional para a docência nos grupos de recrutamento que já detenham, ou venham a obter, formação certificada no domínio do ensino de inglês no 1.º ciclo do ensino básico e os níveis de proficiência linguística em Inglês do 3.º ao 12.º ano nos ensinos básico e secundário

Repristina e altera a Portaria n.º 260-A/2014, de 15 de dezembro, que regula a aquisição de qualificação profissional para a docência nos grupos de recrutamento que já detenham, ou venham a obter, formação certificada no domínio do ensino de inglês no 1.º ciclo do ensino básico e os níveis de proficiência linguística e

Junho 9, 2017

Na reunião realizada hoje, dia 9 de junho, com o Ministro da Educação foi evidenciada predisposição para o diálogo sobre os assuntos elencados no pré-aviso de Greve dos Sindicatos Independentes, registando-se algumas respostas que, não sendo plenamente satisfatórias, consideram-se suficientes na conjuntura atual, para que os mesmos tenham decidido desconvocar a Greve agendada para o dia 14 de junho, quarta-feira [Leia mais].
Notícias:
- SIC Notícias

Na reunião realizada hoje, dia 9 de junho, com o Ministro da Educação foi evidenciada predisposição para o diálogo sobre os assuntos elencados no pré-aviso de Greve dos Sindicatos Independentes, registando-se algumas respostas que, não sendo plenamente satisfatórias, consideram-se suficientes na conjuntura atual, para que os mesmos tenham decidido desconvocar a Greve agendada para o dia 14 de junho, quarta-feira, designadamente, pelos seguintes compromissos assumidos:

Junho 7, 2017

Seis Sindicatos Independentes de Professores e Educadores marcaram uma greve nacional para o próximo dia 14 de junho de 2017. Esta decisão prende-se com o facto do Ministério que nos tutela não ter, até agora, resolvido os principais problemas com que a classe se vem confrontando há anos a esta parte, nem se comprometer com os sindicatos a negociá-los, agendando-os.

Seis Sindicatos Independentes de Professores e Educadores marcaram uma greve nacional para o próximo dia 14 de junho de 2017. Esta decisão prende-se com o facto do Ministério que nos tutela não ter, até agora, resolvido os principais problemas com que a classe se vem confrontando há anos a esta parte, nem se comprometer com os sindicatos a negociá-los, agendando-os.
 
As principais razões desta greve são:
 

Maio 29, 2017

 
Seis estruturas sindicais independentes pediram uma reunião de urgência ao ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, de quem querem obter esclarecimentos e compromissos. Admitem tomar outras medidas.

Seis estruturas sindicais independentes pediram uma reunião de urgência ao ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, de quem querem obter esclarecimentos e compromissos. Admitem tomar outras medidas.
ASPL, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SIPE, SIPPEB e SPLIU, seis estruturas sindicais independentes representativas de educadores e professores solicitaram uma reunião de urgência ao ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

Maio 25, 2017

A Direção-Geral de Educação (DGE) remeteu à ASPL o Projeto de Despacho relativo ao Calendário Escolar 2017/2018 e propõe à sua audiência oral, a realizar no próximo dia 1 de junho, entre as 10h30 e as 11h00, nas instalações da DGE, na Avenida 24 de Julho, n.º 140, em Lisboa.

A Direção-Geral de Educação (DGE) remeteu à ASPL o Projeto de Despacho relativo ao Calendário Escolar 2017/2018 e propõe à sua audiência oral, a realizar no próximo dia 1 de junho, entre as 10h30 e as 11h00, nas instalações da DGE, na Avenida 24 de Julho, n.º 140, em Lisboa.

Maio 15, 2017

Aplicação disponível entre o dia 2 de junho e as 18:00 horas de 8 de junho de 2017 (hora de Portugal continental) - upload do relatório médico e outros documentos. Consulte Nota Informativa.
 
Até às 18horas (hora de Portugal Continental) do dia 2 junho, poderá ainda efetuar a extração do relatório médico no portal do SIGRHE (DGAE).

Consulte Aviso de Abertura e Despacho N.º 9004-A/2016, bem como o Despacho conjunto N.º A-179/89-XI, de 22 de setembro, no qual estão previstas as doenças incapacitantes.

Aplicação disponível entre o dia 2 de junho e as 18:00 horas de 8 de junho de 2017 (hora de Portugal continental) - upload do relatório médico e outros documentos. Consulte Nota Informativa.

Maio 10, 2017

Nos termos dos números 1 e 2 do artigo 30º, conjugado com as alíneas d) e e) do artigo 26º dos Estatutos da Associação Sindical de Professores Licenciados (ASPL), convoca-se uma reunião ordinária da Assembleia Geral, para o próximo dia 16 de maio de 2017, às 14:00 horas, na delegação da ASPL, sita na Rua Manuel Firmino, nº 52, Edifício Veneza, sala A/F - 5º piso, 3800-213, em Aveiro.

Nos termos dos números 1 e 2 do artigo 30º, conjugado com as alíneas d) e e) do artigo 26º dos Estatutos da Associação Sindical de Professores Licenciados (ASPL), convoca-se uma reunião ordinária da Assembleia Geral, para o próximo dia 16 de maio de 2017, às 14:00 horas, na delegação da ASPL, sita na Rua Manuel Firmino, nº 52, Edifício Veneza, sala A/F - 5º piso, 3800-213, em Aveiro.

Maio 3, 2017

Consulte o Projeto de Portaria (Versão Final) que visa regulamentar a figura da PERMUTA prevista no artigo 66.º do ECD. 

Consulte o Projeto de Portaria  (Versão Final) que visa regulamentar a figura da PERMUTA prevista no artigo 66.º do ECD. 

Março 30, 2017

Consulte as Notas Informativas, publicadas no portal da DGAE, sobre:
- Licença Sabática 2017/2018
- Concessão de Equiparação a Bolseiro 2017/2018 - Encontra-se disponível, até às 23h59 de dia 13 de abril de 2017, o formulário eletrónico para renovação dos pedidos de equiparação a bolseiro para o ano de 2017/2018.

 
Consulte as Notas Informativas, publicadas no portal da DGAE, sobre:
- Licença Sabática 2017/2018
- Concessão de Equiparação a Bolseiro 2017/2018 - Encontra-se disponível, até às 23h59 de dia 13 de abril de 2017, o formulário eletrónico para renovação dos pedidos de equiparação a bolseiro para o ano de 2017/2018.

Março 22, 2017

“Dê um novo significado ao seu IRS e transforme-o numa Incrível Realização Social!”

Simples e sem custos para os contribuintes!

“Dê um novo significado ao seu IRS e transforme-o numa Incrível Realização Social!”

Simples e sem custos para os contribuintes!
 

Fevereiro 27, 2017

Consulte, em anexo, a Circular B17028899H, de 22 de fevereiro de 2017, sobre a contagem de tempo de serviço para efeitos de concurso de professores, recordando que as faltas ao abrigo do artigo 103º do ECD não devem descontar para efeitos de concurso. Aconselhamos os nossos sócios a verificarem o seu registo biográfico.

Consulte, em anexo, a Circular B17028899H, de 22 de fevereiro de 2017, sobre a contagem de tempo de serviço para efeitos de concurso de professores, recordando que as faltas ao abrigo do artigo 103º do ECD não devem descontar para efeitos de concurso. Aconselhamos os nossos sócios a verificarem o seu registo biográfico.

Fevereiro 23, 2017

Publicado a 21 de fevereiro de 2017. A constituição como interessado pode fazer-se nos 10 dias úteis subsequentes, com envio de declaração escrita , dirigida à Diretora-Geral da Administração Educativa e enviada para o endereço eletrónico regmedu42017@medu.gov.pt
Saiba mais

Publicado a 21 de fevereiro de 2017. A constituição como interessado pode fazer-se nos 10 dias úteis subsequentes, com envio de declaração escrita , dirigida à Diretora-Geral da Administração Educativa e enviada para o endereço eletrónico regmedu42017@medu.gov.pt
Saiba mais.

Fevereiro 3, 2017

Encontra-se disponível, na plataforma SIGRHE, uma aplicação destinada à Certificação de Tempo de Serviço, prestado em estabelecimentos do Ensino Particular e Cooperativo - EPC, em Escolas Profissionais Privadas e Instituições Particulares de Solidariedade Social – IPSS.
Este passará a ser o único meio admitido para formalizar pedidos de Certificação de Tempo de Serviço prestado no Ensino Particular e Cooperativo.  
A aplicação não está sujeita a prazo, pelo que poderá solicitar a certificação de tempo de serviço a qualquer momento. No entanto, e a fim de garantir a certificação atempada do tempo de serviço prestado, aconselha-se a efetuar o pedido de certificação imediatamente após o término de cada ano letivo.Todos os pedidos de Certificação que sejam instruídos, a partir do dia 2 de fevereiro de 2017, por outra via que não a referida aplicação informática, não serão considerados.
 
Consulte o Guia do Utilizador e respetiva Nota Informativa.

Encontra-se disponível, na plataforma SIGRHE, uma aplicação destinada à Certificação de Tempo de Serviço, prestado em estabelecimentos do Ensino Particular e Cooperativo - EPC, em Escolas Profissionais Privadas e Instituições Particulares de Solidariedade Social – IPSS.
Este passará a ser o único meio admitido para formalizar pedidos de Certificação de Tempo de Serviço prestado no Ensino Particular e Cooperativo.  

Novembro 11, 2016

Revista O FORUM da USI - União de Sindicatos Independentes - Confederação Sindical 

Conheça a edição de fevereiro de 2017.
                                                        

Revista O FORUM da USI - União de Sindicatos Independentes - Confederação Sindical 

Leia as edições de:
- fevereiro de 2017
- outubro de 2016, aqui.      

Outubro 4, 2016

O Dia Mundial dos Professores, comemorado a 5 de outubro, é uma data celebrativa das virtudes e da importância da nossa profissão, mas é também uma oportunidade, que a UNESCO tão bem utiliza, para relembrar os grandes desafios e constrangimentos que afetam os docentes.
Neste ano, o mote “Valorizar os docentes, melhorar a sua condição profissional” reflete uma das maiores preocupações internacionais que abalam os professores e educadores, mas também os próprios sistemas educativos e, evidentemente, o próprio futuro das nações.
O desfasamento entre a importância social da profissão docente e a sua real valorização compromete o desempenho, pois, não obstante o professor ter, regra geral, um espírito de missão que o leva a concentrar-se nos seus alunos, a verdade é que anos a fio de desvalorização social e económica acentua o desgaste natural de uma profissão muito exigente.
Assim, não é de estranhar que a generalidade dos estudos que se focam na profissão docente demonstre claramente que os docentes são dos trabalhadores que mais se sentem desvalorizados e cansados.
Neste início de ano letivo, a Fundação Manuel Leão publicou uma nova investigação que vem reforçar o alargado conjunto de produção científica neste campo e com resultados condizentes com estudos recentes e com a realidade tão bem conhecida de todos nós, professores.
O questionário, que foi aplicado em escolas públicas e privadas, revela, por exemplo, que 91% dos professores considera que nos últimos anos diminuiu o prestígio da sua atividade, 85% entende que o Ministério da Educação não valoriza o seu trabalho e 84% dos professores considera que a sociedade não valoriza a profissão docente.
Ainda mais preocupante é o facto de 32,3% dos docentes considerar-se "exausto" e "desiludido".
Igualmente alarmante é a percentagem de docentes (87%) que afirma que sente que diminuiu o tempo e as condições que os professores têm para refletir sobre as suas práticas educativas.
As causas da insatisfação são, como sabemos, variadas, mas é a falta de reconhecimento profissional (57%) e a indisciplina na sala de aula (52%) que marcam negativamente a maioria dos docentes. De resto, e no seguimento deste último indicador, 74% dos professores sentem-se insatisfeitos com os pais por "não se preocuparem com a educação dos filhos".
Este estudo apresenta uma imagem da profissão docente que espelha as dificuldades quotidianas que todos os professores sentem. Pode ser consultado na íntegra em http://www.fmleao.pt/wp-content/uploads/2016/09/FML_PREOCUPACOES_MOTIVACOES_PROFESSORES_FINAL_baixa.pdf,
A ASPL, desde a sua fundação, tem pautado a sua atuação pela defesa intransigente dos professores e educadores de Portugal, lutando pela valorização da profissão e pela qualidade do ensino.Estes dois vetores são faces de uma mesma moeda que é impossível dissociar sob pena de acumularmos, como no passado, reformas políticas e estruturais do sistema educativo que, na prática, não alcançam os objetivos preconizados.
A valorização da profissão docente é, como provam os estudos, a imprescindível condição para melhorar a educação e o ensino. Os investigadores, os professores e os educadores sabem disso, os decisores políticos, se sabem, esquecem-se disso. Cá estará sempre, a ASPL para os relembrar!
 
 
Caro colega, tenha um feliz dia Mundial dos Professores. Bem o merece!
                                                                                                             
                                                                       
                                                                  A Direção Nacional da ASPL

O Dia Mundial dos Professores, comemorado a 5 de outubro, é uma data celebrativa das virtudes e da importância da nossa profissão, mas é também uma oportunidade, que a UNESCO tão bem utiliza, para relembrar os grandes desafios e constrangimentos que afetam os docentes.