Content about Início

Outubro 16, 2020

Governo enaltece o uso da aplicação STAYAWAY COVID e negligencia os casos positivos de COVID-19, nas escolas!

A ASPL – Associação Sindical de Professores Licenciados não compreende como pode o Governo dar tanto ênfase à utilização da aplicação STAYAWAY COVID e tratar com tanta ligeireza as situações de Covid-19 nas escolas.

 
Nesse sentido, em Carta Aberta, dirigida ao Senhor Primeiro-Ministro, a Presidente da ASPL solicita que da parte do Governo se dê mais atenção à estratégia de prevenção e mitigação da pandemia da Covid-19, nas escolas, pois considera que estas são também fundamentais para se conseguir inverter os elevados números de casos positivos registados no país, nos últimos tempos.
 
Leia na íntegra Comunicado da ASPL
 
Notícia JORNAL ECONÓMICO: 

Associação Sindical de Professores acusa Governo de negligenciar os casos positivos de COVID-19 nas escolas

Governo enaltece o uso da aplicação STAYAWAY COVID e
negligencia os casos positivos de COVID-19, nas escolas!

 

A ASPL – Associação Sindical de Professores Licenciados não compreende como pode o Governo dar tanto ênfase à utilização da aplicação STAYAWAY COVID e tratar com tanta ligeireza as situações de Covid-19 nas escolas.
 

Outubro 12, 2020

Lei foi publicada há um ano e até agora pouco ou nada se sabe sobre a sua implementação
 
 
De acordo com a Lei nº 79/2019, de 2 de setembro, cabe aos empregadores públicos procederem “à implementação de serviços de promoção de segurança e saúde no trabalho (…) até final de 2020”. Volvido mais de um ano sobre a data de publicação deste diploma, a ASPL – Associação Sindical de Professores Licenciados questiona o Ministério da Educação, em ofício enviado hoje, sobre o que está a ser feito nas escolas e agrupamentos escolares com vista à implementação deste regime de segurança e saúde no trabalho.

Leia na íntegra Comunicado da ASPL

De acordo com a Lei nº 79/2019, de 2 de setembro, cabe aos empregadores públicos procederem “à implementação de serviços de promoção de segurança e saúde no trabalho (…) até final de 2020”.

Outubro 8, 2020

Comunicado USI

Notícias

"União dos Sindicatos Independentes pede salário mínimo de 675 euros para os setores público e privado"

 

 Jornal Económico | TSF | Sol | Dinheiro Vivo

Comunicado USI

Notícias

Outubro 8, 2020

Em três meses, ASPL enviou vários pedidos de reunião. Do ME, não há qualquer resposta!
 
Face à total ausência de resposta por parte do Ministério da Educação, a ASPL – Associação Sindical de Professores Licenciados dirigiu as suas principais preocupações, entre as quais a questão dos docentes pertencentes a grupos de risco para a COVID-19, aos grupos parlamentares, apelando a que tenham em consideração este assunto, o qual merece um melhor tratamento por parte da entidade patronal.

 Na comunicação enviada aos Senhores Deputados, dos vários grupos parlamentares, assim como aos deputados únicos representantes de partidos e aos não inscritos, a ASPL deu a conhecer alguns dos ofícios remetidos no último mês ao Ministério da Educação, para os quais não obteve, até à data, qualquer resposta.

Leia comunicado da ASPL na íntegra
 

 Em três meses, ASPL enviou vários pedidos de reunião. Do ME, não há qualquer resposta!      
 

Outubro 8, 2020

A ASPL considera que é preciso o governo fazer muito mais e melhor para assegurar as condições de saúde e segurança nas escolas; designadamente:
 

Outubro 6, 2020

Duas semanas após o início das aulas presenciais, com vários alunos, professores e auxiliares de educação infetados ou a aguardarem resultados do teste à COVID-19, a ASPL relembra ao Ministério da Educação e a todos os governantes e responsáveis pelo país, que "queremos as escolas abertas e o ensino e a educação presenciais, por isso exigimos que seja feito muito mais e melhor, pela saúde e segurança das nossas crianças e jovens, assim como dos profissionais que os educam, os ensinam e cuidam"!
Há que passar das palavras à prática, para depois não se ter de remediar as situações, o que sairá muito mais caro, não só ao país, mas também às pessoas e suas famílias!

Outubro 1, 2020

A ASPL associa-se à comemoração do Dia Mundial do Professor, promovida pela UNESCO e que se celebra no dia 5 de outubro.
 
Em 2020, o Dia Mundial do Professor é celebrado sob o tema "Professores: Líderes em situações de crise que constroem o futuro". Neste dia celebra-se a profissão docente em todo o mundo, aproveitando-se a ocasião para fazer um balanço das conquistas e chamar a atenção para as vozes dos professores, que estão no centro dos esforços para se alcançar a meta  de uma educação global, em que ninguém fica para trás.

A pandemia COVID-19 trouxe grandes desafios aos sistemas de ensino, sendo necessário, hoje, mais do que nunca, trabalhar com os professores para proteger o direito à educação.

A ASPL associa-se à comemoração do Dia Mundial do Professor, promovida pela UNESCO e que se celebra no dia 5 de outubro.
 

Setembro 25, 2020

Decorrida a primeira semana de aulas presenciais, a ASPL não tem dúvidas de que é necessário fazer-se mais e melhor para que sejam realmente asseguradas as condições de saúde e de segurança nas escolas, para toda a comunidade educativa.

Falta de assistentes operacionais nas escolas, turmas com elevado número de alunos e a impossibilidade de cumprimento do distanciamento físico mínimo exigido pela DGS são alguns dos aspetos mais preocupantes, entre outros, que a ASPL conseguiu apurar, através da auscultação de muitos dos seus delegados sindicais e associados.

Leia mais.
 
NOTÍCIA Jornal Económico: 

ASPL quer ser recebida pelo ministro da Educação. Docentes de grupos de risco é principal preocupação

A ASPL – Associação Sindical de Professores Licenciados continua muito preocupada com um conjunto de situações que se prendem com as condições de trabalho necessárias, para os professores e educadores, no presente ano escolar,em contexto da Pandemia da COVID-19, tendo dirigido, por isso, ao Senhor Ministro da Educação um pedido urgente de reunião para tratar destas questões.

 

Setembro 24, 2020

A aplicação para a formalização da candidatura está disponível das 10:00h do dia 24 de setembro de 2020, até às 18:00h do dia 8 de outubro de 2020 (hora de Portugal Continental).
Consulte o aviso de abertura e respetivos anexos, bem como outra documentação disponibilizada.

Procedimento Concursal com vista à constituição de uma bolsa anual de docentes para o exercício de funções docentes no Projeto Centros de Aprendizagem e For

Setembro 17, 2020

Caros colegas associados,
junto publicitamos o Comunicado da União dos Sindicatos Independentes, relativamente às medidas do governo para o estado de contingência que vivemos desde a passada terça-feira, dia 15.  Leia mais

Caros colegas associados,
junto publicitamos o Comunicado da União dos Sindicatos Independentes, relativamente às medidas do governo para o estado de contingência que vivemos desde a passada terça-feira, dia 15.
 

Setembro 16, 2020

A Presidente da ASPL, Dra. Fátima Ferreira, participou no programa Opinião Pública, da SIC, no dia 15 de setembro, no qual foi abordada a questão do arranque do ano letivo e as regras sanitárias.

Aceda aqui.

A Presidente da ASPL, Dra. Fátima Ferreira, participou no programa Opinião Pública, da SIC, no dia 15 de setembro, no qual foi abordada a questão do arranque do ano letivo e as regras sanitárias.

Aceda aqui.

Setembro 11, 2020

A ASPL lamenta profundamente que, em vésperas do início do mais difícil ano escolar de que há memória, devido ao contexto da pandemia que vivemos, o Ministério da Educação tenha vindo através do seu Secretário de Estado Adjunto e da Educação manifestar uma enorme falta de consideração para com os professores e educadores, especialmente aos pertencentes a grupos de risco acrescido na doença COVID-19!

Com efeito, na sua intervenção, no debate online promovido pelo Jornal Público, o Senhor Secretário de Estado, Doutor João Costa, afirmou que “Se a minha função é compatível com trabalho não presencial, então eu posso desenvolvê-la, se a minha função é incompatível, então eu tenho de colocar baixa médica”. Para a ASPL, esta afirmação revela muita insensibilidade não só para com os professores e educadores imunocomprometidos e doentes crónicos, que tanto deram de si durante o período de emergência e ao longo do  3º período, em condições tão difíceis para todos, mas também para com os alunos (...) Leia Comunicado na íntegra
 
Notícia Jornal Público (pdf - notícia completa)

A ASPL – Associação Sindical de Professores Licenciados lamenta profundamente que, em vésperas do início do mais difícil ano escolar de que há memória, devido ao contexto da pandemia que vivemos, o Ministério da Educação tenha vindo através do seu Secretário de Estado Adjunto e da Educação manifestar uma enorme falta de consideração para com os professores e educadores, especialmente aos pertencentes a grupos de risco acrescido na do

Setembro 11, 2020

A DGAEP – Direção-Geral da Administração e do Emprego Público atualizou o conjunto de FAQ dedicado ao COVID-19

A DGAEP – Direção-Geral da Administração e do Emprego Público atualizou o conjunto de FAQ dedicado ao COVID-19

Setembro 7, 2020

Este documento pretende apresentar, de uma forma simplificada, informação sobre a COVID-19, bem como as medidas a implementar por diferentes atores da comunidade educativa.

Setembro 4, 2020

Medidas para apoio aos alunos em grupos de risco

Despacho n.º 8553-A/2020, de 4 setembro
Prevê a possibilidade de aplicação de medidas de apoio educativas aos alunos que, de acordo com as orientações da autoridade de saúde, devam ser considerados doentes de risco e que se encontrem impossibilitados de assistir às atividades letivas e formativas presenciais em contexto de grupo ou turma

O Ministério da Educação emitiu, em despacho, orientações e procedimentos para o apoio educativo aos alunos que, atestadamente, integrem um grupo de risco face à COVID-19.
O despacho consiste numa extensão, com as devidas adaptações, do disposto na Portaria 350-A/2017, que estabelece as medidas de apoio para alunos com doenças do foro oncológico.
 

Setembro 3, 2020

ASPL defende que docentes têm de ser ouvidos, esclarecidos e considerados nas decisões que afetam diretamente as suas condições de trabalho, a sua segurança e a sua saúde!

 
Tendo em conta a situação pandémica que o País e o mundo continuam a viver, devido à COVID-19, a ASPL – Associação Sindical de Professores Licenciados continua muito preocupada com as condições de trabalho dos professores e dos educadores, assim como dos alunos, no presente ano escolar. Por essa razão,através deofício enviado hoje ao Ministério da Educação, a ASPL reitera o seu pedido urgente de realização de reuniões, feito em finais de junho e em inícios de julho, para tratar das condições de trabalho necessárias para os regimes previstos para o decurso do presente ano escolar, seja o regime presencial, misto ou o não presencial), assim como para esclarecer várias questões que urgem clarificação.

Leia mais

NOTÍCIAS:

Sindicato de professores quer que tutela esclareça condições de trabalho
Lusa | TVi24Notícias ao Minuto | Educare.pt/LusaDiário de Notícias Madeira

ASPL defende que docentes têm de ser ouvidos, esclarecidos e considerados nas decisões que afetam diretamente as suas condições de trabalho, a sua segurança e a sua saúde!
 

Setembro 2, 2020

Lançamento do Ano Letivo 2020/2021

Divulgam-se as orientações para o ano letivo 2020/2021:

  • Orientações da DGEstE para a organização do ano letivo (link)
  • Orientações conjuntas da DGEstE, DGE e DGS  (link)

Lançamento do Ano Letivo 2020/2021

Agosto 13, 2020

Informa-se que se encontra aberto, a partir de 6.ª feira (inclusive), 14 de Agosto de 2020, pelo prazo de 5 dias úteis, concurso anual com vista ao suprimento das necessidades de contratação de pessoal docente, da Casa Pia de Lisboa, I.P., para o ano escolar de 2020/2021.

 

Informa-se que o formulário online se encontrará disponível a partir de 6.ª feira, 14 de Agosto de 2020, até às 23 horas e 59 minutos, hora de Portugal Continental, do dia 20 de Agosto de 2020, conforme disposto no n.º 2 da parte VII.I do Aviso n.º 11794/2020, de 13 de Agosto.

 
 

- Aviso n.º 11794/2020, de 13 de Agosto

 

- Formulário online

Informa-se que se encontra aberto, a partir de 6.ª feira (inclusive), 14 de Agosto de 2020, pelo prazo de 5 dias úteis, concurso anual com vista ao suprimento das necessidades de contratação de pessoal docente, da Casa Pia de Lisboa, I.P., para o ano escolar de 2020/2021.

Agosto 4, 2020

Encontra-se disponível a aplicação para a Meia Jornada.
Consulte Nota Informativa.

Encontra-se disponível a aplicação para a Meia Jornada.